phone: +351 912 241 983 | +1 347 851 0251
e-mail: info@TheRoyal45.com

Monday, February 23, 2009

Electrodomésticos - Eficiência e Poupança Energética

Electrodomésticos - Eficiência e Poupança Energética – Electricidade

As perguntas que, por vezes, ecoam na sua mente…

Como poupar e por onde começar?

Poupar é um verbo que personaliza as suas ideias, reforça as suas vontades e calibra as suas energias.

No frio e no calor, na poupança e na virtude. Ar condicionado é dispensável, porém quando, por alguma razão, é exigido 22 a 24ºC é a temperatura ideal.

Frigorífico – Existem milhares de frigoríficos para compra. Porém, poucos de categoria A+ ou A++. Assim, porquê comprar um de 400€ que é categoria inferior quando se deve pensar num de valor aproximado que potencie os A++. O valor será sempre elevado na compra, porém recuperado rapidamente devido à energia em poupança que o mesmo possibilita.

30% é o número da poupança quando falamos de frigoríficos e combinados.

Após a compra do mesmo, mais pontos positivos podem alcançar-se. Falamos de localização. Caso tenha oportunidade de colocar o frigorifico num lugar que tenha a ausência directa de um fogão, forno ou mesmo radiação solar em prol de uma localização mais fresca e ventilada vai possibilitar com que os ganhos se comecem a notar de forma ainda mais intensa.

Experimente agora manter a temperatura de 5ºC e menos 18ºC na área de refrigeração/congelação respectivamente; Limpar o frigorifico, pelo menos, uma vez por ano a parte traseira do electrodoméstico; Abrir o menos possível e fechá-la o mais rápido possível assim que lhe der utilização.

Máquina de lavar e/ou secar a roupa

Procure os electrodomésticos de amplitude térmica ( puxadas de águas independentes: uma para água fria e outra para a água quente ) que potenciem o uso de água pré-aquecida por outras fontes como um esquentador ou caldeira a gás. Carga máxima e baixa temperatura serão os seus melhores amigos relativos à máquina de lavar. O seu maior contratempo será quando a roupa estiver muito suja, sendo que aí tem de colocar uma temperatura mais elevada e libertar um pouco o espaço.

Centrifugue mais do que utilize a secagem de uma máquina, caso tenha máquina de secar, dado que gasta muito menos.

Lavar a loiça à mão consumindo pouca água é uma dupla forma de poupar, podendo ser conseguida uma tripla poupança quando a loiça é levada durante o dia.

Caso tenha de fazer uso de uma máquina de lavar a loiça, deverá eleger a que consuma menos energia e após essa mesma selecção deverá ter em conta a escolha das opções de lavagem, ou seja, tentar sempre trabalhar com a carga máxima. Além desta perspectiva, deverá manter os depósitos de sal e abrilhantador cheios, permitindo poupar ainda mais dado que reduzem o consumo de energia na lavagem e na secagem.

20% é quanto poupa com o forno.

Conforme seja antigo ou mais recente, utilize-o de forma racional e quando está em preparação de alguma refeição mais apurada, evite de o abrir a meio, sendo que estará a deitar fora uma poupança de 20%. Aproveitando a capacidade do forno, condimente bem os seus pratos cozinhando o maior número de alimentos duma só vez.

Mesmo quando os livros de culinária indicam que o forno deve ser previamente aquecido, deverá retirar essa ideia da mente, porque há regras definidas relacionadas com esse mesmo calor, e em cozinhados superiores a 1 hora não será, de facto, aquecer previamente o forno.

Eventualmente já pensou nisso, mas nunca o fez porque nos livros de culinária indica o contrário.

Pense que, na mesma óptica em que desliga o forno pouco antes de finalizar qualquer confecção culinária, também o calor residual é suficiente para terminar todo o processo do cozinhado.

Inove e optimize o seu poder de poupança.

Os pequenos electrodomésticos como ferro de passar, secadores, caloríficos, aspiradores têm formas mais eficientes de utilização e caso vá interromper a tarefa para tomar conta de qualquer outra coisa, desligue-os. As mesmas regras do Stand By, aplicam-se a estes mesmos.

Esquentador, para tomar banho, para lavar a loiça, para aquecer água entre outras potencialidades que o mesmo dispõe, deverá ter em conta a sua utilização salvaguardando os timings correctos. Evitar os banhos de emersão, lavar a loiça, fazer a barba com água sempre a correr, etc. Poupando no gás, ajuda ao ambiente e ajuda ao peso dos seus encargos, emagrecendo-os, novamente, lá está, poupando…


Copyright © 2009 Nelson Motta™ All Rights Reserved