phone: +351 912 241 983 | +1 347 851 0251
e-mail: info@TheRoyal45.com

Monday, February 23, 2009

Índice Confidencial Imobiliário

O Índice Confidencial Imobiliário (ICI) para Portugal Continental voltou a registar, em Outubro, uma valorização negativa de -0,1%, confirmando a irregularidade da trajectória de crescimento observada durante o ano de 2008. Em Janeiro, o ICI apresenta uma variação mensal negativa de -0,3%, registando um crescimento mensal positivo até Junho, que voltou a apresentar uma valorização de -0,3%. Já em Julho, Agosto e Setembro, o ICI indiciava uma performance mensal de crescimento positivo, registando mesmo uma taxa de valorização mensal de 1,6% no último mês.

Em termos de segmentos, quer nos fogos novos quer nos fogos usados, o ICI observou redução das valorizações mensais. No caso da habitação usada, esta taxa foi também negativa (-0,2%), estando mesmo abaixo da performance da total do mercado.

Não obstante esta irregularidade registada na performance mensal, o ICI revela, através da taxa de variação média anual (correspondente à taxa de variação média dos últimos doze meses face aos 12 meses anteriores), um comportamento positivo, ainda que marcado pelo abrandamento do ritmo de crescimento. Em Outubro, a valorização média anual foi de 3,5%, que tem vindo a crescer de forma sustentada ao longo do ano, iniciado com uma taxa de 1,3%. Em termos homólogos, a taxa de variação obtida em Outubro foi de 5,4% na habitação em Portugal Continental, ligeiramente abaixo dos 5,8% observados em Setembro.


AML, AMP e Algarve acompanham tendência do mercado

No que diz respeito à análise geográfica, verifica-se que as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e a região do Algarve, acompanharam a tendência registada no total do mercado, apresentando uma baixa das taxas de valorização mensal, situando-se, em geral, nos -0,2%.
O Norte e o Centro, por seu turno, apresentaram uma valorização positiva face ao mês anterior, com taxas de variação mensal de 1,0% e 0,2%, respectivamente.

Em termos de segmentos por estado de uso, a contracção foi mais sentida nos alojamentos usados na Área Metropolitana de Lisboa (AML) e na Área Metropolitana do Porto (AMP), com taxas de valorização mensal na ordem dos -0,4% e -0,3%, respectivamente.

O Índice Confidencial Imobiliário é a mais longa série sobre imobiliário em Portugal e o seu início remonta a Janeiro de 1988. Trata-se de um indicador de inflação do valor da habitação em oferta no Continente, assentando numa metodologia que contempla procedimentos de ajustamento de qualidade (via estratificação e estimação de preços hedónicos), minimizando o impacto da alteração temporal do mix de oferta.

O ICI recorre à informação disponível no portal imobiliário LardoceLar.com, que reúne 450 mil imóveis, provenientes de 1.400 empresas de mediação e promoção imobiliária. Para além do Continente, o índice incide sobre a Área Metropolitana de Lisboa, a Área Metropolitana do Porto, as regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve.

Info: Confidencial Imobiliário

Copyright © 2009 Nelson Motta™ All Rights Reserved